Tilt Test
O Tilt Test é um exame complementar de diagnóstico simples, não invasivo e informativo para pacientes com episódios de síncope de origem desconhecida. Geralmente é realizado em departamentos de eletrofisiologia hospitalar com o objetivo de reproduzir a síncope. Este teste consiste em colocar o paciente em uma mesa plana com suporte para o pé. Em seguida, inclinar a mesa para cima por um período de tempo. Observar as mudanças nos parâmetros vitais que acontecem com esta mudança de posição. O paciente está inicialmente posicionado em decúbito dorsal e horizontalmente na mesa. Em seguida, a mesa é inclinada gradualmente até uma posição vertical ou totalmente vertical. Durante o estudo, a pressão arterial, a frequência cardíaca, a saturação de oxigênio e os ritmos cardíacos são registrados e monitorados até ao ponto final que provoque a síncope, o que indica um resultado positivo do exame Tilt Test.
Tilt Test com Prova Farmacológica
O exame Tilt Test também pode ser feito com recurso da medicação. Nitroglicerina sublingual e Isoprotenorol IV são os agentes farmacológicos mais utilizados de modo a obter uma resposta sustentada em pacientes suscetíveis, mas que não demonstram resposta apenas com o Tilt Test convencional.
Estudos que comprovam o uso de Nitroglicerina sublingual1 foi administrado nitroglicerina sublingual (300 mg) após Tilt Teste não-farmacológico em 32 pacientes com história de síncope vasovagal típica e 20 voluntários saudáveis para avaliar a sensibilidade, especificidade e precisão do Tilt Test.
RESULTADOS:
Durante o teste não farmacológico, quatro pacientes (13%) tiveram um episódio de síncope; após a administração de nitratos sublinguais, esse número aumentou para 28 (87%). No grupo controle nenhum paciente teve um episódio de sincope no Tilt Test não-farmacológico. Mas após a administração de nitroglicerina sublingual seis (30%) tiveram episódio síncope. A administração de nitroglicerina sublingual durante o Tilt Test revelou uma precisão máxima de 83% em um ponto de corte de 11 minutos, com sensibilidade de 81% e especificidade de 85%.
CONCLUSÃO:
Administração de nitroglicerina sublingual aumentou a precisão do Tilt Test no diagnóstico de síncope vasovagal, em pacientes com história de síncope vasovagal típica.
Estudos que comprovam o uso de Isoprotenorol IV2 após realização de um Tilt Test não-farmacológico negativo (80 graus por 30 min), foi realizado o Tilt Test farmacológico com isoproterenol IV usando um dos dois seguintes protocolos: Protocolo de isoproterenol 1 – inclinação de dois estágios, com doses de 0,01 e 0,02 mg/kg/ por minuto durante 10 minutos cada. Protocolo isoproterenol 2 – inclinação com uma dose de 1 ou 2 mg por minuto durante 10 min. O aumento da taxa de frequência cardíaca foi definido como um aumento percentual da frequência cardíaca em repouso após a infusão de isoproterenol, em comparação com a frequência cardíaca base antes do teste de inclinação.
RESULTADOS:
Em 117 Tilt Test realizados, 28 (93%) das 30 respostas positivas ocorreu com um aumento de taxa de frequência cardíaca igual ou superior a 21%. Em conclusão, aumento de taxa de frequência cardíaca igual ou superior a 21% da frequência cardíaca basal foi necessário para provocar uma resposta vasovagal durante o Tilt Test farmacológico com isoproterenol.
Nitroglicerina sublingual vs Isoprotenorol IV3 um teste de inclinação usando isoproterenol em doses progressivas (2 mg por 10 min e 5 mg por 5 min), posteriormente, foi realizada a um grupo de 159 pacientes com idades entre 9 a 84 anos (59 do sexo masculino). O outro grupo foi submetido a Tilt Test usando nitroglicerina sublingual, em doses de 0,3 mg foi realizado em 201 pacientes com idade entre 8 a 87 anos (62 do sexo masculino). Um terceiro grupo de 20 voluntários saudáveis também foram testados.
RESULTADOS:
As taxas de positividade dos testes usando o isoproterenol e nitroglicerina foram 75,5 e 77.6% respectivamente. Os valores de sensibilidade foram 98,4 e 99,3%. A especificidade registada foi de 93,2 e 98,4%. O teste usando o isoproterenol requer mais 15 minutos quando comparado com o teste usando nitroglicerina. Como reações adversas, 38% dos participantes experimentaram palpitações com isoproterenol e 22% cefaleia com nitroglicerina.
CONCLUSÕES:
O teste de inclinação com nitroglicerina é mais curto, mais simples, indolor, com menos pessoal envolvido e tem a mesma precisão diagnóstica do que o teste com isoproterenol.
REFERÊNCIAS:
- Aerts A, Dendale P, Strobel G, Block P. Sublingual nitrates during head-up Tilt testing for the diagnosis of vasovagal syncope. American heart journal. 1997;133(5):504-7.
- Sumiyoshi M, Abe H, Mineda Y, Tokano T, Yasuda M, Nakazato K, et al. What is the optimal increase in resting heart rate with low dose isoproterenol infusion for tilt-induced vasovagal response? Journal of cardiovascular pharmacology. 2003;42 Suppl 1:S19-22.
- Jimenez-Cohl P, Vega S, Caceres R, Gomez C, Rojas N. [Comparison of the use of isoproterenol or nitroglycerine during the Tilt test]. Revista medica de Chile. 2015;143(1):69-76.
- Novo estudo revela a importância do monitoramento contínuo na detecção da fibrilação atrial (FA) em idosos
- Protegido: Viabilidade financeira do monitor para tilt teste
- Farapulse: simulador de custo-efetividade
- Wearables na detecção da fibrilação atrial
- Ablação por Campo Pulsado: Novo Horizonte no Tratamento da Fibrilação Atrial
Gostei por ser um material curto, simples e muito elucidativo, de fácil compreensao
Prezado Dr. Claudio, muito obrigado por seu comentário. Equipe DI.
Preciso fazer exame tilt teste farmacologico aqui na cidade de Curitiba onde realizar?
Sr. Julio, por favor verifique na Clínica de Eletrofisiologia Cardíaca do Paraná
Avenida Senador Souza Naves 522
+55 41 3024-7296 , +55 41 99135-2006
http://www.centrodearritmia.com.br
atenciosamente,